nation2.com

Cabos e Fios

Os fios                                                                                                       

     O fio é o responsavel pela distribuição da energia e dos dados analógicos e  digitais, transmitindo multiplos comandos, de sensores e interruptores.                

 ROLOFIOS

    Neste emaranhado de fios que se interligam, podemos ver, que existem diferentes medidas de condutores, aqueles que se prestam a, comandos de interruptores e sensores, trasmitem pouca energia, podendo ter diamentros inferiores, aos que por exemplo, conduzem corrente para o motores eletricos, como o motor arranque, o alternador e outros como o motor do limpador de parabrisa.   Confira a tabela abaixo qual o dimensionamento do cabo ou fio a ser usado.                                                                                              

TABELA

 

      A necessidade de diferentes medidas, está ligada ao fato de que, quanto maior a corrente que ele transporta, maior deve ser o diametro, para evitar aquecimento e consequente curto-cicuito.                                                        

 

    A quantidade que cada um suporta, está ligada a sua composição, comprimento e diametro.      cabo                                                                        

 

Vejamos o comprimento do fio:                                                                     

       Cada um tem uma certa resistencia por metro, quanto mais longo, maior a sua resitencia, se ela for muito alta, uma boa parte da corrente se perde, transformando-se em calor. O aumento da temperatura, limita a capacidade de condução da corrente, pois uma temperatura superior, poderá derreter o isolante.

 

 

A espessura do fio:                                                                                      

     A espessura, diametro ou bitola, do fio também influencia na resistencia do mesmo, quanto maior a espessura, menos resistencia.                                      

 

A composição:                                                                                             

     Normalmente os fios são compostos de cobre de boa qualidade, quanto melhor a qualidade do cabo, menor a resistencia e maior quantidade da corrente conduzida. Observe que o cobre, também possui efeito na resistencia do fio.        

 

 

       Também o ajuntamento dos fios, pode reduzir a corrente, pois quando se juntam muitos, há menos dissipação de calor. Este é porém, um fator importante, na hora de escolher os cabos que usará, pois como a cada dia, aumentam-se os dispositivos eletrônicos ligados ao carro, há a necessidade de diferentes escolhas.

A Tabela abaixo serve de referencia, para a escolha de cabos para auto-Falantes.

 tabela 2

 

comunidades.net




 

 

 


Total de visitas: 1356
comunidades.net
Criar um Site Grátis    |    Crear un Sitio Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net